13/07/2010

[Música] Rock and Roll Music. Chuck Berry, o "pai" do rock.

No dia internacional do rock, o C&O faz um post em homenagem a aquele que é considerado o "pai" desse estilo musical: Chuck Berry.
O rock na sua forma mais pura, surgiu na década de 50, representados por nomes como Elvis Presley, Little Richards, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly, Bo Diddley, Bill Haley, Gene Vincent, The Everly Brothers, Carl Perkins, Johnny Cash, entre outros.
Quando a juventude da época começou a se revoltar contra o racismo, a música foi uma forma de unir a todos. O rock na sua "versão negra", além de Little Richards, Fats Domino e Bo Diddley, tem como nome de maior destaque e influência Chuck Berry.
Charles Edward Anderson Berry nasceu em 18 de Outubro de 1926 em Saint Louis no estado americano de Missouri. Inspirado no R&B (Rhythm and Blues) e no Blues tradicional, o rock de Chuck Berry apareceu pela primeira vez com o hit Maybellene. Logo depois, surgiriam outros sucessos que viriam a se tornar clássicos do rock'n'roll: Roll Over Beethoven, Rock and Roll Music, Johnny B. Goode, Around and Around. Chuck Berry é o ídolo, e suas músicas são a inspiração para grandes nomes do rock'n'roll que surgiriam na próxima década, como Beatles e Rolling Stones.
Até hoje, Chuck Berry viaja o mundo em turnês acompanhado apenas de sua guitarra Gibson. Em Junho de 2008 e Agosto de 2009, o músico realizou shows em diferentes estados do Brasil. Esse ano, Chuck Berry voltou a fazer shows pelo país, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Torcemos para que Chuck Berry retorne ao Brasil mais e mais vezes, para que sempre possamos ver o "pai" do rock com sua guitarra em ação.
Um dia do rock com muito rock'n'roll para vocês.

Abaixo Vídeo de Chuck Berry tocando Maybellene:


Crédito: Almanaque do Rock
Por: Mariah e Thainá

3 comentários:

Myrian disse...

Hoje devia ser feriado, iauioauoa (:

Thainá disse...

Viva o Chuck <3

Geovana Arruda disse...

Sou do Rock!!Me vejo louca pq moro aqui no nordeste a maioria dos shows não são de rock...Queria muito ter vivido nos anos 50...Parabéns pelo post!!bjo