09/05/2010

[Música] Chico Science, a Ciência do Caranguejo.

O C&O vai falar de um importante movimento cultural da música brasileira e seu criador, o Mangue Beat de Chico Science.
Recife é um berço de estilos culturais e musicais únicos, o Mangue Beat é mais um dessa rica cultura musical nordestina.
Abaixo um texto adaptado de Luís Antônio Giron sobre o mito Chico Science.
"Há 20 anos Chico Science fundava, no Recife, aquele que viria a se tornar o derradeiro movimento de renovação cultural da música brasileira do século 20: o Mangue Beat.
Tratava-se de uma fusão de gêneros folclóricos do estado de Pernambuco, em especial o coco e o maracatu, com os vocais e a incontinência verbal do punk rock brasileiro e algumas pinceladas de música eletrônica. Vocais agressivos gritavam palavras de ordem e fragmentos de Teoria do Caos, apoiados por forte percussão brasileira.
O que sobra desse estilo no século 21? Muito pouco, como todo empenho renovador ocorrido no Brasil, o Mangue Beat foi engolido pela globalização tecnológica dos dias atuais.
O mito Chico Science foi morto aos 33 anos em um acidente de carro no dia 2 de fevereiro de 1997. Morreu perto do carnaval que ajudou a restaurar, no local que se criou e buscou inspiração, na periferia limítrofe de Olinda e Recife.
O legado do Mangue Beat é tão inaudível quanto importante. Os roucos vocais de Science alertam para o fim da identidade, mas mal podemos escutá-los. Os gritos do artista foram abafados pelo ruído tecnológico de um mundo interligado pela internet, que ele próprio anunciou com euforia. Sua memória foi celebrada no inicio desse ano com uma exposição no Itaú Cultural de São Paulo. São canções dos dois únicos discos que ele e sua banda, Nação Zumbi, gravaram juntos, fotografias, videoclipes, rascunhos e manifestos.
Chico agregava gente em torno de suas ideias, porque exercia uma liderança natural sobre os outros. Sua mente fervilhava de referências: HQ, rock, maracatu, cibernética, black music.
Ao criar o grupo Chico Science & Nação Zumbi, logo causou impacto, pela diferença. Era uma mistura rítmica cuja as fontes não se revelavam facilmente à primeira audição.
As ideias de Chico deram origem ao primeiro manifesto "Manguebit" intitulado Caranguejos com Cérebro, por Fred Montenegro, o Fred 04. Porém, Chico morreu cedo demais, a Ciência do Caranguejo não vingou, apenas foi anunciada".
Veja mais sobre Chico Science no site especial aqui
Abaixo você pode ver uma apresentação de Chico Science & Nação Zumbi com Gilberto Gil:
Aqui um trecho do especial Chico Science & Nação Zumbi na TV Cultura:

Por: Mariah

6 comentários:

Thainá disse...

Todos deviam conhecer um pouco sobre Chico Science

Chico Science e Nação Zumbi <3

Myrian disse...

adoro muito, de verdade!!! *-*

Kelly Araújo disse...

Todos deveriam conhecer Chico [2]

Ele traduz na sua música o mais puro estilo do rap brasileiro, traduz a nossa realidade, a realidade do nordeste... enfim altamente popular!

Janaína T. disse...

nação zumbi muito rootz!!!
adorei o post

Geovana Arruda disse...

Sou Pernambucana (atualmente moro na Paraíba)e tenho o maior orgulho do Chico e da Nação Zumbi,é uma vibe imensa o show deles... O Mangue Beat
é uma grande movimento cultural,super raíz,ainda prática projetos sociais com crianças e adolescentes lá do Recife...O bom é passar carnaval em Olinda, a galera toda suja de barro e argila usando chapéu de palha subendo as ladeiras cantando Nação e tocando o maracatú...Parabéns pelo post...bjooooooo...Adoreiiiiii

Unknown disse...

na terra onde eu falo oxente ele e rei

salve chico meu mangueboy