17/03/2011

[Moda] Sete oitavos submersos, um oitavo à vista. O estilista Jum Nakao.

Jum Nakao é um estilista brasileiro que nasceu em 1966 em São Paulo. Apaixonado por tecnologia cursou engenharia eletrônica na Faap, mas acabou optando por fazer artes plásticas. Se formou em moda em cursos do CIT, onde aprendeu com professores como Marie Ruckie, Vera Lígia e Alba Noschese. Assim Jum entrou na moda pela possibilidade de transformação e libertação.

"Precisamos desnudar a nossa alma para revelar a capacidade de sermos leves, sonhar com indizíveis, impossíveis, inexplicáveis, indefiníveis. Há um possível ainda invisível no real".

Criou, juntamente com Walter Rodrigues e Conrado Segreto a Cooperativa de Moda, onde estilistas mostravam confecções e trabalhos próprios. Mas o reconhecimento só veio dez anos depois na Phytoervas Fashion onde trabalhou paralelamente na Zoomp e em 1998 e 2000 participou da Semana de Moda da Casa de Criadores.

Hoje com a sua mulher Lelê, Jum trabalha na sua própria marca que está inscrita na maior Semana de Moda do Brasil, o São Paulo Fashion Week.
Fortemente influenciado pela tecnologia, pela estética japonesa e pelos filmes de animação, seus desfiles são sempre cheios de expectativa. Performático, o estilista gosta de causar impacto, mas sempre com grande encantamento da platéia.
Fez uma coleção em 2004 de papel e rasgada após o desfile, repercutiu na mídia de todo o Brasil, recebeu elogio da consultora de moda Glória Kalil que disse "Não foi um desfile de moda. Foi um desfile sobre moda".
Para a próxima coleção Jum promete um documentário do último ano. Todo processo de criação, reuniões e concepção da coleção foram fotografadas e filmadas para o serem lançados nessa edição com um livro e um DVD. Para conferir mais fotos desse desfile de 2004, outras coleções e tudo mais que você quer saber sobre o estilista acesse o site oficial.

Espero que vocês gostem! Enjoy!

- Thainá

3 comentários:

Mariá disse...

Adoro Jum Nakao, nem acredito que desperdicei a chance de conhece-lo D: anyway, um verdadeiro artista da moda.

Yaya Bittersweet disse...

muito bom! estilo&criatividade!


xxx,
@babyalicious

Jana disse...

achei bem inovador o trabalho dele, gostei da inspiração e da utilização do papel.

;)