08/12/2010

[Leitura] Please Turn on Your Magic Beam!

"Há sete seres que não são deuses, mas têm existido muito antes destes começarem a ser sonhados pela humanidade e ainda estarão presentes quando a última divindade tiver perecido ou for esquecida. Há sete seres que existem porque, bem no fundo dos nossos corações, simplesmente sabemos e acreditamos que eles existem. Há sete seres que são chamados de Pérpetuos e, da mesma forma, citados como os Sem-Fim. Eles formam uma família e são, em ordem de idade, Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delirium, que um dia já foi Deleite. Há sete seres que, embora estejam fadados e ter suas existências perpetuadas, encerrarão suas atividades nesse plano de existência quando nosso universo for destruído. Neste dia derradeiro, que não sabemos quando será, Morte fechará a porta atrás de si antes que Destino passar por ela."

Transcrito das páginas amareladas de um livro sem capa encontrado em um biblioteca situada em algum lugar, de alguma época.

Os seis perpétuos. Abaixo, Destruição para completar os sete.

É essa a essência da obra mais empolgante e profética do grande mago das palavras, Mr. Neil Gaiman, novelista e roteirista inglês. Essa obra se chama Sandman e relata muitos eventos ocorridos na vida(?) de um ser presente na mente e corações de cada um de vocês que percorrem vorazmente com seus olhinhos estas linhas virtuais e luminosas. Quem é este ser? Ora, você o conhece muito bem. É João Pestana, o Gato dos Sonhos, O Monstro Embaixo da Cama, O Oceano Negro dos Céus, Morpheus... O Senhor dos Sonhos....

Convocado pelo Selo Vertigo, da DC Comics, Neil Gaiman começa a roteirizar novas histórias para o título Sandman, que era publicado originalmente na década de 30 contando as aventuras de Wesley Dodds, um justiceiro que neutralizava bandidos com gás sonífero e depositava areia sobre seus corpos.

Com a chegada de Gaiman o "herói" ganhou proporções místicas e metafísicas, em outras palavras, Sandman passou a ser a representação antropomórfica do que seria a Terra dos Sonhos, o Rei dos Sonhos e o próprio Sonho. Compreende?
As histórias agora eram tramas místicas envolvendo seres humanos perturbados e personagens históricos como Augustus e Willian Shakespeare , com muito suspense e algumas doses de horror. Gaiman sem dúvida teve sua inspiração em lendas sobre deuses e manifestações de sonhos. No entanto ele foi mais longe, dando aos seus leitores uma família de seres superiores a qualquer deus.

Sono e seu meio-irmão Morte, de Willian Watherhouse.

Essa família era composta por 7 irmãos (que estão descritos no texto introdutório). Cada um corresponde a um aspecto da humanidade sendo Morte e Sonho mai
s evidenciados nas histórias do quadrinho. Fatos interessantes: Morte é a irmã mais velha de Sonho e age como se fosse sua mãe; Destino, obviamente, é o mais velho de todos os irmãos, mas Delírio sabe de coisas que Destino nunca saberá; Desejo vive em guerra com Sonho e Morte, sendo Desespero sua maior aliada; e Destruição, que é representado sempre como um artista, sempre está longe da família.

Reflita um pouco caro leitor, reflita...



Juntamente com Hellblazer e Monstro do Pântano, Sandman carcterizou o selo Vertigo como um ícone para os famosos "quadrinhos para adultos". Sandman assim como toda a obra do mestre Gaiman, constrói uma nova linha na literatura fantástica, com cargas fortes de conhecimento místico e metafísico, sendo, portanto, uma grande obra de arte contemporânea.

Ficou interessado pequeno sonhador
? Procure no HQ Vertigem toda a saga de Sandman. E bons sonhos...ou não.

por Jean.

8 comentários:

hully disse...

realmente, uma das HQ mais fascinantes

Thainá disse...

Adorei o post :)

mariah disse...

Sandman, com certeza, é de uma qualidade indiscutível.
O trabalho de Gaiman é fantástico, ele é um gênio dos quadrinhos.
Também passei a admirar o trabalho do desenhista Mike Dringenberg. De todos os artistas que fizeram Sandman, Dringenberg é meu preferido.

Shandra Regina disse...

Eu fiquei impressionada com esse post. Adorei cada linha, cada explicação. Vou procurar certeza pra ler mais um pouco.
Muito bom.
beijos

Anônimo disse...

pô, eu ja li "Morte, o preço da vida"
=O

Cah R. disse...

Lembro do Jean me dizendo pra ler Sandman!
Coloca link pra download <3

Jean de Oliveira Quevedo disse...

Programa para ler quadrinhos:
http://comicrack.cyolito.com/

Sandman #01 ao #20
http://bit.ly/bagiCu

Sandman #21 ao #37
http://bit.ly/guErOH

Sandman #38 ao #54
http://bit.ly/eWHmlA

Sandman #55 ao #75
http://bit.ly/fkyQ0c

Durmam bem.

myrian disse...

que viaaaaaaaaaaagem!
me interessei. quero ler o/

"As histórias agora eram tramas místicas envolvendo seres humanos perturbados e personagens históricos como Augustus e Willian Shakespeare , com muito suspense e algumas doses de horror." *o*