21/04/2010

[Música] Os Reis do iê iê iê

Há 50 anos atrás nascia uma das bandas mais influentes do rock mundial. E o C&O vai trazer hoje uma matéria especial sobre os quatro garotos de Liverpool que conquistaram o mundo através da música, do estilo e de suas ideias que fizeram da música o que você conhece hoje.
Na década de 60 diante da explosão e do enorme sucesso de músicos americanos, como Elvis, a Inglaterra resolve reagir com uma nova geração de roqueiros que tinham como raízes o rock e R&B americanos, inspirados em Chuck Berry, Little Richards, essa geração de 60 veio para abalar as estruturas do rock'n'roll.
Faziam parte disso seis rapazes de Liverpool que usavam calças e blusão de couro preto e começaram em 1960 tocando na Alemanha. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison nas guitarras, Stuart Sutcliffe no baixo Pete Best na bateria formavam o The Beatles.
A banda começou a construir uma carreira em Liverpool em 1961, já sem Sutcliffe e empresariados por Brian Epstein. Em 1962 Ringo Starr assume a bateria e os Beatles completam a formação conhecida até hoje. O primeiro álbum "Please Please Me" saiu no ano seguinte.
Nessa época os Beatles e os Rolling Stones iriam dividir o trono de maior banda de rock de todos os tempos, mas ainda não sabiam disso.
(Acima Beatles - Abaixo Rolling Stones)
Em 1964 o Beatles chegam aos EUA e conquistaram o mundo abrindo espaço para outras bandas britânicas chegaram ao cenário musical.
Na segunda metade da década, os Beatles continuaram dando provas de sua importância. Introduziram a cítara no rock que aparece pela primeira vez em "Revolver" (1966), um dos grandes marcos da psicodelia, que foi seguido pela obra máxima do gênero "Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band" (1967).
Em 1968 os Beatles chegaram ao ponto máximo da ousadia e criatividade com "The White Album". Mas o potencial criativo da banda não parou por aí: vieram ainda "Abby Road" (1969) e "Let It Be" (1970), que marcou a separação da banda. O grupo ainda criou o selo "Apple" em 1968.
(Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band)
(Abbey Road)
Os quatro membros do Beatles, por sua vez, conseguiram grandes resultados em suas carreiras solo.
Gerge Harrison se consagrou, com discos que foram muito bem recebidos pela crítica. O músico teve câncer no cérebro e faleceu no dia 29 de novembro de 2001.
Mesmo Ringo Star, considerado o mais fraco musicalmente dos quatro, fez grandes álbuns e provou seu talento.
A carreira mais estável dos quatro foi de Paul McCartney. Ele começou timidamente, mas a partir de 1973 começou a experimentar o sucesso com hits marcantes na sua carreira solo, que prossegue até hoje.
John Lennon, por sua vez, adorava causar escandalos, principalmente com álbuns conceituais realizados em parceria com Yoko Ono. Começando por "Two Virgins" (1968), que já chocava pela capa em que o casal aparecia nu. Sua consagração maior aconteceu com "Imagine" (1971). Ativista político e romântico apaixonado foi assassinado por um fã psicopata no dia 8 de dezembro de 1980.
(Unfinished Music n.1: Two Virgins)
Há 50 anos a banda fez nascer o rock pela segunda vez e abalou as estruturas da música em todo o mundo. Dificilmente haverá outra banda como os Beatles, embora muitos tenham tentado substitui-los.
Esse post da inicio a uma série de muitos outros que o C&O vai começar a fazer sobre bandas que fizeram e fazem a história do rock, há 50 anos ou não.

Créditos: Almanaque do Rock - Kid Vinil
Por: Thainá e Mariah

6 comentários:

Unknown disse...

Ta muito bom o blog de vcs!!
Parabéns a todas!

bjooo

Mari

Cah disse...

meus amores ♥

myrrrian disse...

"Dificilmente haverá outra banda como os Beatles" #fato

Geovana Arruda disse...

Os Beatles!!Até hoje influenciando outras bandas e a moda...Amo essa banda,love me do,Can't buy me love,Come together, são tantas...bjoooo

Janaína T. disse...

ai meninas sou tão beatlemaniaca, desesperada mesmo!
amei as fotos, esses quatro caras são revolucionários, de um talento natural que foi crescendo com a banda, os beatles são aquele tipo de grupo que a gente para e fica pensando: bah as musicas são excepicionais mas não sei, ainda parece que tem mais alguma coisa muito eterea por tras de tudo...
eu tento descobrir sempre, e como eles mesmos tentaram se decifrar, acredito que isso seja o amor, amor entre eles, amor dos fãns, amor incondicional pela música, e tudo que veio junto com isso, a amizada, o bom humor...
enfim, beatles é a coisa mais presente em minha vida a ponto de várias vezes eu parar e me assustar com essa onipresença... sempre há algo deles, a camiseta q eu uso, o fundo da tela do meu pc, o som no meu mp3, o quadro na parede do meu irmão, o anthology na sala, o menino estiloso que passa por mim... ou simplesmente a musica deles flutuando entre meus pensamentos, enfim, cheguei a conclusão de que não passo um dia sem a presença deles! eh uma coisa icrivel e perturbadora hahahah

só gostaria de fazer uma correção que acho q não pode passar... no post vcs dizem: "começaram em 1960 tocando na Alemanha", na verdade eles começaram em liverpool mesmo, na famosissima Cavern, esse lugar tem importancia muito grande pros beatles e pra história deles...

Strawberry Beatles Forever disse...

Novidades sobre os Beatles
Segue abaixo endereço eletrônico de
uma lojinha virtual de camisetas dos
Beatles
www.elo7.com.br/strawberryfieldsshop
Aos cuidados de Antônio Barros