04/02/2010

[Música] Espírito Boêmio

Creio que muitos jovens entre 15 e 4o anos já conheçam de cor a letra de Elephant Gun por todo o Brasil. A belíssima canção embalou os capítulos da mini-série Capitu e encantou multidões. Desde então foram downloads e mais downloads dos álbuns da magnífica Beirut: os propagadores da nova boemia.
A banda formada por Zach Condon, natural do Novo México, encantou o mundo todo com a mistura muito bem equilibrada de música folclórica e indie rock. Zach começou cedo no mundo da música e com apenas 15 anos já havia lançado alguns EPs de lo-fi com o nome de Real People. Aos 16 viajou para a Europa onde teve contato com a música balcânica que é a base de inspiração para suas canções.
Além de instrumentos usuais como violão, teclado e percussão a banda conta com instrumentos populares como o ukelele (instrumento havaiano parecido com o cavaquinho), o acordeón, trompete, trompa, pandeiro, violino e contrabaixo.
Ano passado nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná houve um evento entre bandas independentes chamado Beirutando, onde várias bandas do cenário folk saíam as ruas para executar as músicas peferidas da banda. Zach Condon e os demais integrantes da banda ficaram surpresos, pois não acreditavam que sua música fosse fazer tanto sucesso assim no Brasil. Talvez dessa surpresa e dessa admiração pelo povo brasileiro tenha surgido a idéia de executar uma nova versão de Aquarela do Brasil, samba de Ary Barroso, em seus shows oficiais.
Para mim as canções do Beirut trazem uma sensação de tranquilidade, tristeza, paixão e alegria. Suas letras são como poemas feitos a mesa de um barzinho e cantadas hora para o sol nas árvores hora para a lua nas calçadas. Quem ainda não conhece perde não só a chance de se encontrar com a legítima música boêmia, mas também com uma manifestação tranquila e doce da arte humana.
por: Jean

4 comentários:

Anônimo disse...

MELDELS
ADORO (L)
ficou foda jean *-*

-Cah

Thainá disse...

Amei o post Jean
você escreveu tão bem mesmo no calor infernal de Porto Alegre *-*
lol

bezo ;*

Bettina disse...

muito bom. *-*
Beirut é muito foda.
eu ouço e sinto uma explosão de sentimentos, sei lá... é foda demais. *-* UEHAEUAE

Mariah disse...

cinema francês, literatura latino-americana, música brasileira

o Zach tem bom gosto, é certo que eles são muito bons *-*