11/10/2011

[Música] 15 anos sem Renato Russo.

"Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito".
Renato Russo
Há 15 anos, um dos maiores poetas da música brasileira se foi. Renato Russo junto com o seu Legião Urbana transformaram o cenário musical brasileiro e fez de seu líder e fundador o porta-voz de uma geração.
Em meio a efervescência de novas bandas na década de 1980, Brasília teve seu lugar de destaque. Influenciada pelo movimento punk nascia o Aborto Elétrico, a primeira banda de Renato Russo, que teve seu fim em 1982, inspirando o surgimento do Capital Inicial e do Legião Urbana, que Renato formou com os amigos Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá.
O caráter icônico de Renato Russo o mitifica como o maior poeta e mentor de uma juventude que se identifica com as letras, tendo a sensação de que já conhece a situação por ele narrada.
Sua poesia ácida chamou atenção para temas diversos, sejam de protesto ou de amor.
As maiores referências para o Legião, além de escritores como Thomas Mann, são bandas como o Joy Division e o The Smiths, além de muitas outras que moldaram a personalidade geniosa de Renato. Hoje, a banda que ficou ativa por 14 anos, é referência para o rock nacional. São clássicos como Pais e Filhos, Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo, que mesmo com seus incomuns 9'03 tornou-se um sucesso nas rádios do país. Mas o Legião Urbana vai muito além disso. Se engana quem conhece apenas os hits, sendo até capaz de detestar a banda, não imagina o poder e a profundidade das letras de Renato e das músicas do Legião.
Foi no dia 11 de outubro de 1996 que o Brasil perdeu Renato, que morreu em decorrência de complicações causadas pela AIDS, aos 36 anos, deixando um poderoso legado e milhares de fãs. O C&O deixa aqui sua homenagem a Renato Russo!

4 comentários:

Thainá disse...

Há 15 anos morria ele que disse tudo que eu queria dizer e não sabia como ♥

Leonardo Oliveira disse...

Olá vim por meio deste comentário, lhe presentear com um selo/meme, responda as perguntas e coloque o nome de quem você recebeu este selo, você encontrará ele em: http://weboysforlife.blogspot.com/2011/10/selomeme.html

Grande abraço Leonardo Oliveira - Loucuras de um Adolescente.

Arruma Blog disse...

Pois é, a grande pessoa faz falta até hoje, na verdade sempre fará falta. Bela homenagem ao Renato, ao grupo/banda da qual ninguém esquece. Show mesmo

Geovana Arruda disse...

Vc acredita que, eu gosto de algumas músicas,mas eu não tive todo aquele amor, fanatismo que muita gente ainda tem,eu apenas gostava de algo ali outra lá (rss)...Parabéns pelo post!!bjo