24/09/2011

[Música] De fã para fã - Os 20 anos de Nevermind.

Não é fácil falar dessa banda, ainda mais pela quantidade de fãs que ela possui. A exigência de um post bem feito é ainda maior. É claro que é impossível "entrar no rock" sem conhece-los, é impossível ir ao um show de rock e não lembrar deles, se você sabe do que eu estou falando, sabe o que é conhecer todas as músicas e já ter pelo menos uma camiseta. O sucesso desse trio que saiu de Seattle e tornou-se simplesmente a maior banda de sua década não fez disso algo passageiro, são um dos percursores de um estilo conhecido como Grunge. O Nirvana criou um dos mais importantes discos de rock que é hoje celebrado com euforia por todos os fãs da banda. Há 20 anos nascia Nevermind, e é esse disco que no dia 24 de Setembro, faz com que nós fãs, que o amamos desde de nossa adolescência, agora tenhamos a chance de prestar nossa simplória homenagem.
A década de 90 começou difícil para o rock. O cenário musical era dos reis do pop Michael Jackson e Madonna, das boys bands e dos cabeludos do Heavy Metal. Em meio ao sombrio e obscuro cenário musical de Seattle, nascia um movimento conhecido como Grunge, no final do anos 80, caracterizado por guitarras distorcidas e letras cheias de angústia, sendo alavancado por bandas como Sonic Youth, Pixies e Dinosaur Jr.
Foi em 1991 que um disco mudou definitivamente a história do rock naquela época e conseguiu o improvável, fez do underground o mainstream e marcou o Nirvana para sempre na história do rock.
Há vinte anos nascia Nevermind, das mãos e dos miolos desmiolados de Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl. O disco tornou-se emblemático e mitifica Smells Like Teen Spirit de maneira avassaladora, mudando para sempre a vida de seus criadores e também de seus ouvintes.
Suas músicas capturaram as mentes de uma geração e fizeram de Kurt um ícone que soube transformar dor em arte e dois anos depois deixou um vazio nos corações de muitos fãs com sua morte trágica, "é como se Kurt tivesse deixado um amplificador ligado depois do show e todos ainda estivessem lá, esperando ele voltar para destruí-lo". Ainda hoje, o mito sobrevive e com ele as canções de Nevermind, pois essa alma eternamente jovem é capaz de mudar a vida de milhares de pessoas.

8 comentários:

Geovana Arruda disse...

Foi conhecendo o Nirvana que passei a gostar de ROCK...Salve NIrvana, Parabéns Nevermind. Isso me fez lembrar que dividi meu amor pelo divo Michael que até hj acho o melhor, por outro artista.Até hj (levando para moda) tenho um Q de grunge no meu visual (rSS)...bjooo

Anônimo disse...

Parabéns ao Nevermind maravilhoso disco dessa banda que mudou a vida de muita gente!

Paulo Eduardo disse...

Nirvana foi a primeira banda de rock que eu comecei a escutar, a partir dela veio muitas outras, mas ela será sempre especial

Mari disse...

eu amo nirvana o kurt é lindooooo

Cah R. disse...

Nossa, nem sei o falar sobre o nirvana.
claro que existe aquele culto exagerado a banda em função do kurt e ect. mas eu gosto muito muito.
e o tempo passa tao rapidão :S
queria ser mais velha só para poder ter tido a oportunidade de ir a um show deles ou algo do genero x)

Jana disse...

êêê que linda a foto dos dois aninhos do bloooog, *-*

e saudade do nirvana também
disco marcante na adolescência de qualquer pessoa de bom senso que tenha nascido depois da década de 90

Pri disse...

Ta né que é o que eu menos gosto, mas reconheço a importância.

Anônimo disse...

"O disco tornou-se emblemático e mitifica Smells Like Teen Spirit de maneira avassaladora, mudando para sempre a vida de seus criadores e também de seus ouvintes."

é isso ai!