25/02/2011

[Música] Feliz Aniversário George Harrison!

Que me desculpem os beatlemaníacos, mas George Harrison é meu beatle preferido. É claro que por todos tenho um amor diferenciado, porém por George tenho um carinho especial.
Se estivesse vivo, George Harrison teria completado 68 anos, o mais jovem do quarteto. Foi responsável por inovações na música, por exemplo quando introduziu a cítara na composição de Lennon, Norwegian Wood (The Bird Has Flown), e o pedal tone em I Need You.
Foi em 1958 que entrou para a banda quando ainda se chamava The Querry Men e na época acabou se tornando muito próximo de Stu Sutcliffe, aquele que por muitos é considerado o quinto beatle.
George começou a contribuir para os Beatles mais freqüentemente em Help! , mas seu verdadeiro talento foi ofuscado pelo peso do nome Lennon/McCartney. George achava que não era tão capaz de compor quanto a dupla, não imaginou que faria a melhor canção da banda. Here Comes the Sun du dn du du...
Além de Something, segundo Frank Sinatra "a melhor canção de amor dos últimos cinqüenta anos".
Na carreira solo, George lançou um dos melhores álbuns da história da música, All Things Must Pass e organizou o Concert for Bangladesh, um show humanitário com a presença dos amigos Eric Clapton, Ringo Starr e Bob Dylan e de seu ídolo, Ravi Shankar.
O "quiet beatle" ainda teve inúmeros trabalhos importantes, bandas paralelas e participações. George era um espiritualista e morreu de câncer em 2001, foi cremado e as cinzas jogadas no rio Ganges na Índia.
Esse ano, o cineasta Martin Scorsese lança o documentário Living in the Material World: George Harrison.
Hoje, em homenagem ao músico, está diponível o streaming do evento Concert for George: www.concertforgeorge.com/
Abaixo, a música My Sweet Lord sucesso de sua carreira solo:
Mariá

2 comentários:

Thainá disse...

Feliz Aniversário George!!!

Jana disse...

gente, quem não ama mais o beatle George???
George é nosso rei absoluto, a música dele é excepcional.
Aquele concert for George eu tenho, é muito bom, vale a pena ver!!!

feliz aniversário amado George, lembraremos sempre com amor de ti.