26/09/2010

[Leitura/Música] 1 ano sem Jim Carroll.

O escritor, poeta e músico punk, Jim Carroll, faleceu ano passado, no dia 11 de setembro. Esse mês completou-se um ano sem o artista e o C&O faz um post especial.
Jim Carrol nasceu em 1º de Agosto de 1949 no Estados Unidos. Estudou numa escola católica de 1955-1963, depois foi para uma escola pública até ingressar na elite Trinity School (1964-1968). Carroll adorava escrever e era, também, um excelente jogador de basquete. Participou de campeonatos aos 13 anos e se viciou em heroína. Ao mesmo tempo que se prostituia para sustentar seu vício, Jim Carroll escrevia poemas e freqüentava oficinas de poesia como a St. Mark's Poetry Project.
Enquanto ainda era estudante Jim Carroll publicou seu primeiro livro de poemas, Organic Trains e chamou a atenção dos letrados locais. Seu trabalho começou a ser publicado em revistas literárias. Em 1970, lançou seu segundo livro de poemas e começou a trabalhar para Andy Warhol, escrevia para o cinema e trabalhou como co-gestor do Warhol's Theater, mas foi alguns anos depois que o maior sucesso de Jim Carrol viria a ser publicado.
The Basketball Diaries, ou Diários de um Adolescente, foi publicado em 1978. A auto-biografia de Jim Carroll fala sobre sua vida de adolescente em Nova York. Uma coletânea editada de seus diários, escritos entre doze e dezesseis anos, detalhando suas experiências sexuais, a carreira no basquete e seu vício em heroína. The Basketball Diaries virou filme em 1995, estrelando Leonardo DiCaprio como Jim Carroll.
Na música, Jim Carroll formou The Jim Carroll Band, com incentivo de Patti Smith, com quem dividiu apartamento em Nova York juntamente com Robert Mapplethorpe. O maior sucesso da banda foi "People Who Died" do álbum Catholic Boy de 1980.
Jim Carroll morreu de ataque cardíaco aos 60 anos na sua casa em Manhattan.
Abaixo você confere o clipe de "People Who Died" para o filme The Basketball Diaries:

Mariah

4 comentários:

Thainá disse...

Conheci o filme antes dele haha
adoro o trabalho dele.

Mariana disse...

Tb conheci o filme antes dele!!
ahahaha

Não lembro se dei parabéns pelo aniversário do Blog...
Mas se dei, do de novo e se não dei...ai vai....

Parabéns pra vcs por estarem a 1 ano fazedno algo que deixa vcs felizes e que leva informação que muitos não conhecem!!!
Amoooooooo

Geovana Arruda disse...

Não sei quase nada sobre ele, só o que esta no filme,que incluse é forte...BJOS!!

Anônimo disse...

Assistir ao filme, muito interessante, dar pra se ter mais ou menos a ideia o quanto é difícilse livrar das drogas... Mas não é impossível...