29/12/2009

[Cinema] A princesa e o sapo.

A princesa e o sapo é o mais nova animação da Walt Disney, que trás como grande diferencial a primeira animação da disney em que uma princesa é negra. A historia se passa em New Orleans, berço do Jazz, Do coração do misticos pantanos da Lousiana e as margens do rio Mississipi, com uma inusitada participação de um crocodilo cantor e vudu reflexo da cultura Cajun.
A trilha do como era de se esperar é repleta jazz, fazendo tambem homenagens aos propios cantores da época.
Como por exemplo o Crocodilo que toca trompete, que seu nome é Louis. o famoso solista (louis amstrong) e o vaga-lume Ray, o nosso que presta homenagem o grande Ray Charles .
Durando a produção do filme algumas polemica foram alançadas a mídia como por exemplo do nome de certos personagens que tiveram de ser mudados.
Segundo um artigo escrito por Jim Hill, os chamados conservadores começaram a reclamar sobre uma série de fatores: o nome da personagem principal, “Maddy”, soava muito como “Mammy” (modo com as escravas eram tratadas no sul americano) e/ou “Addy” (que supostamente era um nome escravo); Maddy começa o filme trabalhando como a empregada de Charlotte, uma rica, branca e mimada debutante do sul, o que alguns acharam que apresentava resquícios de escravidão. Não bastasse isso, o título original do filme, The Frog Princess (A Princesa Sapo), foi interpretado por alguns como um insulto à França , ou ao mínimo uma alfinetada na realeza francesa.
Com tais “acusações”, o departamento de publicidade do estúdio logo tratou de tentar dar um fim aos rumores de que o filme seria politicamente incorreto. O primeiro foi dizer que nenhuma das informações liberadas até agora eram oficiais. Além disso, o nome da heroína foi mudado de Maddy para Princesa Tiana, e o nome do filme de The Frog Princess para The Princess and the Frog.
Embora as diversas polemicas que esse filme causou, ele é otimo com uma moral super linda e que agrada diversas faixas etárias.

[Cah]

2 comentários:

Thainá disse...

Legal, quero ver
adoro desenhinhos hahaha

Myrian disse...

agora dps de ter lido o post fiquei com vontade de ir assistir o filme!! *o*