17/07/2011

[Arte/Música] Stu Sutcliffe, o beatle esquecido.

Os Beatles são eternos, afinal não tem como esquecer a genialidade de John, Paul, George e Ringo. Para quem não conhece mais profundamente a história do quarteto, saiba quem as coisas mudaram e já existiram outros integrantes que ajudaram a contar a história da banda.
Muito se é discutido sobre quem seria o "quinto beatle". Um dos mais conhecidos é Pete Best, que se juntou a banda em 1959 e saiu em 1962, sendo substituído por Ringo. Há também, os que dizem que o empresário Brian Epstein é o quinto. Porém, nenhum desses antigos integrantes foi tão significativo para a banda quanto Stuart Sutcliffe. O James Dean de Hamburgo. O melhor amigo de John Lennon.
Beatles no palco (Stuart à direita) no Indra Club, Hamburgo, 1960.
Stu e John no palco, Hamburgo 1960-61.
Stuart nasceu em Edimburgo, na Escócia em 23 de junho de 1940. Aos 19 anos foi considerado um dos estudantes mais promissores da Liverpool Art College, onde conheceu John Lennon. Stu era a sensação entre as garotas, usava óculos escuros e tinha um jeito mal-humorado e uma certa semelhança com o astro de cinema James Dean. John e Stu passaram muito tempo juntos e longas noites bebendo e compartilhando suas paixões pela arte.
Stu de óculos escuros e seu visual estilo "James Dean"
Stu, auto-retrato, Hamburgo 1961
Stu se mostrou um magnifico artista plástico, mas foi convencido por John a vender uma pintura e comprar um baixo, assim ele poderia fazer parte da banda. A atitude de Stu causou revolta em seus amigos artistas, que não o entendiam. O garoto estava decidido a dedicar-se a banda com a maior seriedade e intensidade possíveis, assim como tinha feito com a pintura - "De qualquer jeito, eles vão ser os maiores. Eu quero ser parte disso", afirmou Stuart.
Beatles no Indra Club, Hamburgo 1960, Stuart e John à esquerda
Stu e John na praia, Hamburgo 1960-61
Na turnê em Hamburgo, Stu foi apresentado a fotógrafa Astrid Kirchherr e rapidamente se apaixonou. Astrid foi a responsável pela icônicas fotos em preto e branco da banda e por uma mudança significativa no estilo de Stu e dos outros integrantes. Quando a turnê acabou, os Beatles voltaram a Liverpool, mas Stuart ficou com Astrid em Hamburgo, onde voltou a estudar arte.
Stu e Astrid
Klaus, Astrid e Stuart no Art College Festival, Hamburgo 1961
No dia 10 de abril de 1962, Stu morreu em decorrência de uma hemorragia cerebral, devido a fortes dores de cabeça. Anos atrás, Stu tinha levado uma surra nas ruas de Liverpool após um show, foi chutado na cabeça e recusou-se a deixar a mãe chamar um médico. Ironicamente, um dia após sua morte, os Beatles chegariam a Hamburgo para uma nova turnê.
Stu e John no palco, Hamburgo 1960
À esquerda, Stu na praia em Hamburgo. À direita, foto feita por Astrid em 1960-61
Stu era lindo, não é mesmo? Mas era um artista extraordinário também, abaixo você confere algumas de suas obras:
Para conferir mais sobre o trabalho se Stu, além de fotos e artefatos pessoais basta acessar o site oficial do ex-beatle: www.stuartsutcliffeart.com
Mariah

3 comentários:

Thainá disse...

Stu tinha tudo pra ser o maior Beatle né

Geovana Arruda disse...

Eu tinha visto uma reportagem sobre ele certa vez!!BJOS!! :)

Anônimo disse...

Mas ele é lindo hein