Quando os amigos Julian Casablancas e Nikolai Fraiture resolveram fazer rock'n'roll não imaginavam que receberiam a alcunha de "salvação do rock". Os jovens nova-iorquinos e bem alimentados serviam-se da mesma New York City do Television e do Velvet Undergroud e da crueza de outras bandas americanas como o Iggy Pop e seus Stooges.
Julian é filho do empresário, mulherengo e milionário John Casablancas. Para começar, tiveram a chance de serem produzidos por Gil Norton, de bandas como Pixies, Foo Fighters e The Distillers, mas Is This It foi concebido em um estúdio de porão, o Transporterraum, sob a batuta de Gordon Raphael. Assim nascia, o som familiar mas até então desconhecido dos Strokes.
Is This It era velho mas novo ao mesmo tempo. Trás canções inesquecíveis como Last Nite, Hard to Explain, The Modern Age e uma capa lindíssima que foi censurada nos EUA.
Há dez anos o Strokes surgiu com esse tal de "novo rock" que na verdade já vinha acontecendo. Esse som garageiro de Is This It era o mesmo que o Detroit Cobras, The Dirtbombs, Mummies e outras bandas estavam fazendo na cena underground. A diferença é que o Strokes sempre esteve a mercê do mainstream.
A verdade é que depois de Is This It, o Strokes se tornou quase um "movimento" para os jovens, uma referência e também uma nova forma de consumir música, afinal o disco vazou na internet antes mesmo de ser lançado oficialmente, o que já é costumeiro nos dias atuais. Os meninos dividiram opiniões na época, mas hoje são incontestáveis nas maiores revistas especializadas e blogs de música que consideram Is This It o mais importante disco da década.
E você, se lembra quando foi a primeira vez que escutou Is This It?